segunda-feira, 12 de maio de 2014

Lenda de Azzurina - (lenda italiana)




A menina nasceu albina, uma doença que atinge principalmente a pigmentação do cabelo. Na época os albinos eram condenados à morte por bruxaria e, temendo pela vida da filha, sua mãe tentou tingir seus cabelos com tintura de ervas. No entanto os cabelos da menina tornaram-se azuis e por esse motivo ela era guardada no castelo longe dos olhares da população.

Certo dia a menina brincava com sua bola de pano sendo constantemente guardada por dois soldados. A bola rolou as escadas para o porão e a menina foi buscá-la. Depois desse episódio ocorrido em 21 de junho de 1375, Azurrina jamais foi encontrada embora todos os soldados tenham procurado por ela em todo o castelo e nas aldeias vizinhas.

Os ruídos estranhos provenientes dos túneis e porões escuros do castelo alimentaram a lenda do fantasma de Azurrina. Transmitida oralmente por vários séculos e enriquecida com elementos de fantasia, a lenda cai bem ao gosto do Valmarecchia que tem inúmeras fábulas populares. Até mesmo a Universidade de Bologna esteve interessada no estranho fenômeno, tendo realizado gravações de estranhos sons em Junho de 2000. Dizem que a cada cinco anos no solstício de verão, pode-se ouvir os gemidos de Azurrina perdidos na escuridão do castelo. 


A poderosa fortaleza hoje atrai muitos visitantes mas também parapsicólogos, paranormais e esotéricos interessados em descobrir seus mistérios. Um dos acontecimentos na fortaleza foi o intrigante e misterioso desaparecimento de uma menina chamada Guendalina Malatesta, apelidada de Azurrina devido aos seus olhos e cabelos azuis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário