quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Lenda da Espanhola do Bairro Cabral de Curitiba

     No começo do século vinte, na Espanha, havia uma jovem chamada Perla, que tinha a família muito rígida, pois ela não podia ir aos bailes e nem namorar. Certo dia, esta donzela conheceu um caixeiro viajante que bateu na porta da sua casa e passou a ter um romance com ele. Então, o rapaz lhe deu uma boneca vestida de espanhola, que dança Flamenco, muito parecida com a amada e disse-lhe: - Esta boneca foi feita por uma fada e lhe trará sorte. Um mês depois, Perla descobriu que estava grávida. Então, foi atrás do seu namorado no hotel, onde estava hospedado. Mas, o gerente falou que o vendedor havia partido. Então, a moça foi expulsa de casa, levando algumas roupas e sua boneca. Nos primeiros dias, ela dormiu na rua, pois ninguém quis lhe dar abrigo. Porém, Rúbia, a dona de um bordel, percebendo a sua situação recolheu a pobre. Lá, a cafetina disse: - Posso dar abrigo a você e a seu filho pela vida inteira. - Mas, precisarei lhe ensinar a arte da sedução e você terá que trabalhar para mim.
  A jovem, sem escolha, aceitou a proposta. Lá ela aprendeu muitas coisas como: ter trejeitos sensuais, dançar, cozinhar petiscos afrodisíacos, realizar magias sexuais e os segredos de como administrar um comércio. O tempo passou e Perla deu a luz a uma menina dentro do lupanar. Porém, a criança desapareceu uma hora depois e ninguém soube explicar o fato, naquele mesmo instante. Mas, o guardião do local afirmou que viu uma idosa correndo, com a criança nos braços e deu a descrição física da mulher. Assim, Perla percebeu que se tratava de sua mãe e foi até sua antiga residência. Quando, chegou lá, viu sua filha morta no berço. Mesmo assim, pegou a criança nos braços e voltou à casa da luz vermelha. Porém, esta mãe cremou o bebê e colocou as cinzas dentro de sua boneca espanhola. Perla, muito depressiva, pegou um navio com direção ao Brasil. Desta maneira, ela desembargou em Curitiba, capital do Paraná. Aqui, esta moça conseguiu emprego como balconista de lanchonete e fez sucesso graças aos seus quitutes espanhóis e a sua beleza sensual. Quando juntou bastante dinheiro, esta mulher resolveu montar uma mercearia, no bairro Cabral e seu comércio ficou conhecido como: A Mercearia da Espanhola. Mas, além de vender objetos e cozinhar, Perla também fazia serviços esotéricos como: jogar tarô, ler bola de cristal, realizar magias para unir e separar casais. Esta espanhola teve vários amantes e um deles foi um capitão, que sempre ajudava financeiramente a esta mulher. Um dia, a esposa deste militar desconfiou que ele tivesse uma amante e pediu ajuda para os feitiços de Perla.
   A mulher traída ofereceu grande quantidade de dinheiro e a espanhola não resistiu. Porém, desta vez o feitiço não deu certo porque a bruxa estava apaixonada pelo marido da outra. Uma noite, o amante de Perla mentiu para a esposa que estaria de serviço. Mas, a mulher, desconfiada, seguiu o marido e viu que ele entrou no bar da espanhola, que deixou uma funcionária atendendo aos fregueses e foi com o homem para os fundos. A dama traída entrou pela janela, pegou os dois na hora "H", apontou uma arma e matou a espanhola. Enquanto isto, o homem fugiu pela janela. No meio daquela confusão, a funcionária da mercearia chegou perto da patroa, que disse: - Por favor, fique com a boneca espanhola, pois ela é mágica e tem um segredo dentro. Após dizer estas palavras, Perla faleceu. Reza a lenda que este lugar, hoje, é outro bar, onde os homens, quando bebem demais, conseguem ver a espanhola e até ter relações íntimas com ela. Quanto à boneca, dizem que a ex-funcionária pegou o brinquedo e sentiu que ele pesava muito. Por isto, abriu a cabeça e viu que havia diamantes dentro. Mas, como o objeto era amaldiçoado, a jovem morreu, naquela mesma hora. A mãe da garota, ao ver a cena, montou a boneca de volta e levou para casa. Porém, não se sentindo bem com a presença do bibelô, ofereceu o brinquedo a sua sobrinha. Mas, esta moça sentiu uma vibração estranha e vendeu a boneca para um brechó. Falam que a dona de uma academia de Dança Flamenca comprou o brinquedo, para expor na escola e que por isto as alunas têm reações diferentes ao ver a boneca: umas sentem calafrios e outras chegaram até a conversar com este bibelô misterioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário